23 de agosto de 2011

Plano de estudos.



Se planejar para não deixar de estudar aquela matéria que agente não vai bem! Ou rever todo aquele conteúdo para o vestibular e outras provas por ai! É super difícil, eu confesso que se eu ficar na frente do computador com o MSN ou twitter ligado já era concentração!
Bem é assim alguns conseguem organizar rotinas de estudos por conta própria mas outros preferem a ajuda de um curso pré-vestibular.


Por conta própria (Diciplina e Organização)

Se você é daqueles que tem boas notas no boletim do ensino médio, já da para escolher a opção de ter apenas os livros como companheiros de estudos. Mas é preciso muita organização mesmo e disciplina para não perder o foco.

Plano de estudo

Procure um lugar calmo para poder se concentrar melhor. Depois elabore um cronograma de estudo. Sem a rigidez de um curso pré-vestibular, aonde os alunos tem tarefas e horários a cumprir. Crie uma rotina diária e durante esse período nada de telefone,celular, Internet e TV.
É importante dar uma passada nos conteúdos que você já aprendeu, mas priorize as matérias mais difíceis e aquelas que caem com mais frequência nos exames.

Leia muito!

Cultive o hábito de ler. Além de deixar bem atualisado dos acontecimentos atuais.(o que é cada vez mais exigido nos vestibulares) A leitura de jornais diários, revistas, e livros aprimora sua capacidade de interpretação e redação de textos.

Amplie os horizontes


Não se limite aos livros da escola para estudar. Se você não tem a oportunidade de fazer simulados para entrar no clima, entre nos sites das instituições aonde pretende prestar e veja
as provas e gabaritos anteriores. Além de conhecer o conteúdo que eles costumam exigir, você aproveita para testar seus conhecimentos.

Opte para o cursinho (Corra atrás do prejuízo)

O cursinho preparatório é indicado para aqueles que tem dificuldade de se organizar e estudar por conta própria e que não teve um ensino médio tão bom. Eles tem um método mais fácil de ensinar e impõem certas responsabilidades.

Depois da aula

Tão importante quanto acompanhar as explicações dos professores é complementar os estudos em casa. Em sala de aula é dificil absorver todo conteúdo apresentado, por isso os especialistas recomendam que você estude pelo menos quatro horas por dia em casa. 
Procure descobrir seu ritmo e estabeleça um cronograma com pausas. Se está difícil concentrar-se em casa, você pode tentar as salas de aula do próprio colégio ou cursinho. Lá você terá a vantagem de que os professores estarão sempre por perto.
Um tempo para você

Mas estudos também tem limite. Da mesma forma que os professores recomendam bastante dedicação, eles sabem que os momentos de lazer são importantes. É bom quebrar o ritmo para que rotina de estudos não fique tão cansativas. Pratique atividades físicas e não deixe de ver os amigos. Empenhe-se nos estudos durante a semana e tire o sábado e o domingo para fazer o que você gosta.

É isso gostaram das dicas ?




3 comentários:

carol disse...

Fim de bimestre ta quqse chegand e eu to deixando acumular assunto! Ótima dicas de estudo!

Julie Duarte disse...

Tenho tanto vestibular esse ano que nem sei por onde começar ):

Amandha Castellamari disse...

Uhuuu Kaah eu fikei lendo todos os seus postes de volta as aulas e amei todos. E ainda estou na esperança de ganhar uma agenda sua pra anotar tudo o que eu tenho que fazer que nem voce fazia no ano passado. Beijos

Link.